Cuidado com o Dono da Mata!

Data06-08-2008:O bairro ia crescendo. De um lado eram chácaras, uma encostada na outra, onde tinha tudo que é tipo de frutas. Do outro lado do bairro havia um Vagão (lugar com mata alta e córregos), que era terra de ninguém, onde íamos nadar, caçar e pegar bananas do brejo.
Tinha uma grande extensão de capim sementeira, que os passarinhos pousavam para comer.
Certa vez, eu e um colega, pegamos cada um uma gaiola, com chama e alçapão, e fomos para lá caçar coleirinhas. Eram umas 09:00hs da manhã.
Chegamos e armamos as gaiolas e ficamos de longe só observando na espera de um coleirinha cair no alçapão. De onde nós estávamos dava para ver as primeiras casas do bairro.

Clique Aqui!

Fazia um dia lindo, ensolarado e logo caiu um coleirinha no meu alçapão e depois no do meu colega e ai não parou mais, foi um atrás do outro. Era só alegria.
- Peguei mais um.
- Eu também
E assim foi, até a gaiola ficar lotada com uns 20 coleirinhas.
- Eu estou com fome.
- Eu também estou.
- Já chega de caçar, já deve ser meio dia.
- É já é tarde, vamos pegar as gaiolas e vamos voltar pra casa.
Quando começamos a andar em direção as casas, de repente meu colega, que ia à frente, perguntou:

Clique Aqui!

- Ué! Cadê as casas?
- Ora, estão ali na frente.
- Mas eu não estou vendo?
- Vamos indo que logo chegamos lá.
- Mas já era para nós termos chegado?
- É mesmo
Mudamos de direção e continuamos.
- Vamos logo que estou morrendo de fome.
Começamos a acelerar os passos. De repente parecia que o mato havia crescido na nossa frente e nós não conseguíamos ver mais nenhuma casa, apenas mato.
- Vamos para outro lado. Não é possível, nós conhecemos esse lugar como se fosse nossa casa, como não estamos conseguindo sair daqui?
- Não sei, só sei que eu estou morrendo de fome e estou estranhando tudo isso. Nós já andamos para tudo que foi lado e não chegamos nem perto da nossa casa. Nos estamos perdidos.
- Nós já andamos para lá e para cá e nada. Vamos voltar para o lugar que estávamos caçando e descansar, quem sabe pode aparecer alguém e a gente segue, ou a gente vai ter que passar a noite aqui.
- É o jeito.
Então voltamos para o mesmo lugar que estávamos caçando.
Sentamos, comemos uns caquis e goiabas e ficamos prestando atenção se vinha alguém para nós ajudar.
Já eram 16:30hs e nós já estávamos desanimando e se conformando de que teríamos que passar a noite ali.
Começamos a procurar galhas para fazer uma cabana para passar a noite.
Papo vai, papo vem, quebra galha e finca no chão, quando de repente o Quim (apelido do meu amigo) grita:
- Olhas as casas ali!
- Onde?
- Ali, olha.
Não falamos mais nada. Pegamos as gaiolas e em menos de cinco minutos estávamos no meio do bairro andando o mais rápido que podiamos, pois já escurecia.
Nos despedimos e cada um foi para sua casa.
Chegando em casa, com a gaiola cheia, minha mãe e meu avó perguntaram:
- A caçada foi boa?
- Porque a demora? Já ia atráz de vocês para senta-lhes uma surra.
- Mãe era pra eu estar aqui 12:00hs. O resto do dia ficamos procurando o caminho de casa. Engraçado que onde estávamos, eu conheço como a palma da minha mão. Não sei o que aconteceu, mas foi bem esquisito. Quando falamos: “Vamos embora”, tudo ficou estranho e nós não achávamos o caminho de volta.
Meu avô sempre misterioso e sério esclareceu a questão:
- Ah! Então foi isso. Vocês falaram “vamos embora?”.
- Sim vô, falamos.
- Então aprendam. Todo matagal tem um dono. Quando vocês forem caçar, vocês entram quietos e saem mudos. Se falarem “Vamos Embora”, esse dono invisível faz com que vocês se percam para não trazerem o que ele deixou vocês pegarem.
Desse dia em diante, a gente entrava no mato para caçar ou para qualquer outra coisa e quando íamos sair, saiamos em silêncio e se sobrava alguma coisa de comida nós deixávamos lá em forma de agradecimento.
Nunca mais me perdi.

Por: Miltinho






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa