Na esquina da minha casa, chegou uma família de cor, que logo fizemos amizade. Zé Vito era neto de Seu Tião e nos tornamos amigos muito rápido.
Seu Tião, um senhor já de idade, subia a rua todo dia para ir a padaria. Com sua bengala subia a ladeira. Ele fazia este trajeto diariamente entre 20:00hs às 21:00hs para garantir o pão do outro dia cedo.
A garotada já sabia que 20:00hs vinha Seu Tião porque ele gostava muito de crianças e cachorros, então os cachorros acompanhavam Seu Tião, pela ladeira, até a esquina da padaria. Os latidos se ouviam ao longe.
Dava uma meia hora depois, ouvíamos os latidos outra vez, era Seu Tião voltando da padaria.
Isso era religiosamente. Todos os dias nesta hora, nós já sabíamos que Seu Tião estava indo comprar pão e sabíamos também que estava voltado. Quando isso não acontecia, a gente até estranhava.
O tempo foi passando e a vida continuando.
Quando foi um dia, não escutamos o Seu Tião passar. Passou mais um dia e nada do Seu Tião. Passaram-se 15 dias que ele não subia mais a rua. Minha mãe foi na casa dele saber o que havia acontecido.
Chegando lá, soube que ele estava acamado, muito doente.
Ele ficou uns 3 meses de cama, quando um dia veio a falecer.
Toda vizinhança ficou muito triste pela morte de Seu Tião. Já não havia mais os latidos dos cachorros.
Passados 6 meses da morte de Seu Tião, estávamos, eu e a garotada do bairro, brincando no quintal de casa, quando de repente escutamos os cachorros subindo a rua latindo, como se estivessem seguindo Seu Tião, igual quando ele era vivo.
Corremos todos assustados para dentro de casa. Gritávamos: “É Seu Tião que está passando, é Seu Tião”.
Meu pai sempre corajoso falou: “Não se preocupem, e só os cachorros brincando, voltem a brincadeira”.
Voltamos e notamos que os latidos haviam parado no alto da ladeira.
Passado meia hora os latidos começaram de novo, agora descendo a ladeira. Tudo estava acontecendo como sempre foi quando Seu Tião estava vivo.
Cada um correu para sua casa, o medo era muito grande.
No outro dia só se ouvia falar do acontecido.
- É Seu Tião que voltou para continuar indo buscar o seu pãozinho.
Todos estavam assustados porque daquele dia em diante, dava 20:00hs e lá vinham os cachorros latindo e subindo a ladeira, dava meia hora depois eles voltavam latindo.
Isso se tornou um tormento para as crianças que começaram a ter medo de brincar depois das 19:00hs.
Isso durou mais ou menos 1 ano. Isso só parou quando a mulher dele faleceu. Então Seu Tião parou de subir a ladeira para buscar seu pãozinho.
Por: Miltinho
Assustadora a história. Gostei!
ResponderExcluirCSS Padrões publicou um post sobre.. Como você anda tratando seus Parceiros?