Aprenda a criar um PenDriver com Pastas Protegidas

23-07-2008: Pendrives não servem apenas para o transporte de arquivos. Dispositivos com capacidade acima de 4 GB já chegaram ao mercado e, com preços em declínio, seu uso está ficando mais acessível a um maior número de usuários.
Apesar da facilidade e conveniência, o constante perigo da perda do pendrive, e, principalmente, dos arquivos com dados pessoais, é realmente o problema maior. Outro fator de frustração é termos os arquivos, mas não os programas para abri-los. Para resolver isso, vamos mostrar como montar um dispositivo de memória que funcione praticamente como um mini-PC...Sem as telas azuis, é claro!

O QUE VOCÊ PRECISA
Existem algumas limitações no uso do PDSS. Ele não funcionam em Macs. Esse tipo de dispositivo é mais dedicado ao uso com o Windows Vista, XP & 2000. pois esses sistemas não precisam da instalação de dri-vers para ele funcionar.
Comecemos pelos três componentes necessários

1- Equipamento: um USB Flash Drive. Para nosso exemplo, vamos usar um pendrive genérico, com capacidade de l GB. Sugerimos a utilização de um com pelo . menos 512 MB, pois os programas do Office Mobile Nt utilizarão 240 MB depois de instalados. Lembre-se de que é importante deixar um espaço reservado para seus arquivos criptografados também. Usuários do Vista podem usar o recurso Ready Boost Drives, explicado abaixo.

2- Programas: os programas para montar seu PDSS estão disponíveis gratuitamente na web. É importante entender que estaremos lidando com dois tipos de programas. O primeiro cuida de todo a criptografia do dispositivo, para manter arquivos e programas portáteis em uma partição separada só acessível com senha. O segundo são programas portáteis de produtividade e internet que o usuário terá à disposição em qualquer computador alheio. E fundamental seguir as instruções sobre a ordem de instalação dos aplicativos, para o funcionamento perfeito do PDSS. O pacote de programas móveis inclui versões portáteis do Office (openoffice.org), Mozzila Firefox (navegador). Thunderbird (e-mail) e Sunbird (calendário), além de conter programas para FTP (transferência de arquivos), antivírus, media player. leitor de PDF. mensagueiro instantâneo (múltiplas plataformas) e um gerenciador seguro de senhas, além de um joguinho Sudoku (afinal, ninguém é de ferro). Todos funcionando direto do pendrive.

3- Segurança: proteção é a razão principal para montar e utilizar um PDSS. Vamos usar duas ferramentas. Primeiro, um programa de criptografia para a proteção de arquivos e da partição secreta. Vários podem ser utilizados para essa tarefa, porém é crucial que mantenha a partição invisível ao sistema operacional. Depois, para ter privacidade ao surfar na usaremos um servidor proxy fantasma, para manter confidencial o endereço IP pelo PDSS. É um link que deve ser colocado como a página inicial de seu navegador Firefox. Existem vários servidores desses gratuitos, como Guardster ou Clkak Também há um nível extra de proteção com a utilização do antivírus embutido na suíte portátil.

COLOCANDO TUDO JUNTO
Vamos iniciar conectando o pendrive ao micro. Na sequência, baixaremos os programas. É recomendado colocar os aplicativos em uma pasta separada na área de trabalho, para depois fazer a instalação.
Comece baixando o Rohos Mini. Depois, a Suíte Portátil e o antivírus ClamWin.

Copie também os programas FileZila_Portable, 7Zip_Portable, SumatraPDF_Portable e Key_Pass_Ponable. Os links estão em AppPortables.
O primeiro a instalar é o Rohos Mini. E o único que ficará no "PC-mãe". Ele criará duas partições. Uma pública (visível em qualquer PC) e outra secreta, acessada por um link dentro da primeira. O Rohos permite ao usuário controlar o tamanho e o tipo de partição criada. Agora, mãos à obra!




INSTALAÇÃO
Após instalar, inicie o Rohos Center. Clique em Setup USB flash drive. Esse menu dá a opção de definir a letra da partição a ser criada, além do acesso aos dados da parte secreta.
Para o nosso exemplo, faremos mudanças nessa partição. Clique em [Change..]



A próxima janela (abaixo) exibe os parâmetros do disco secreto. Disk letter oferece a opção de mudar a letra da partição a ser criada. Como o pendrive do exemplo tem 1 GB, dedicaremos 750 MB ao disco secreto, com 250 MB para o público. A janela também permite mudar o sistema de arquivos e a criptografia, mas não mexeremos nisso.



Após mudar o tamanho da partição Clique em OK. Voltamos á tela da segunda imagem.





Agora, vem a criação da senha para a partição secreta (acima). É importante ter uma boa, com letras, números e caracteres. Independentemente do tipo de criptografia adotada, na maioria das vezes uma senha complexa pode deter até os melhores bisbilhoteiros. Lembre-se de guardá-la em um lugar seguro, pois a seção "invisível" do PDSS só pode ser vista com ela. Crie sua senha nos campos indicados e a repita na segunda linha. Tome nota da glitche (aviso) no programa, que mostrará o tamanho da partição criada - 300 MB. Tenha também certeza de que a caixa indicando a criação de um link para a partição na área de trabalho (desktop) está marcada. Isso dará acesso à partição secreta quando o PDSS estiver conectado ao "computador-mãe'. Após esses passos, clique no botão Create Disk para o pendrive ser formatado pelo Rohos. Esse processo demora um pouco, pois não só as partições estão sendo criadas, mas também criptografadas. As partições são mostradas na tela da imagem acima.



A partição secreta (hldden volume) é automaticamente criada com duas pastas, como mostra a imagem abaixo.



A pasta Program Files é onde os programas serão instalados, e a Documents é para os arquivos. Já que seu PDSS está com as duas partições criadas, vamos instalar os programas portáteis.



Clique no ícone do PortableApps Suite_Standard_1.0 e troque o diretório de instalação para a partição secreta de seu PDSS. Escolha a pasta Program Files, como indica a imagem acima. Agora, clique no botão Install. Após instalada, a suíte terá ícones na partição secreta dentro da pasta Program Files, como mostra a próxima imagem. As outras aplicações serão instaladas pelo menu da própria suíte portátil



Inicie o programa clicando no link para a PortableApps suíte, como indicado na imagem acima. Assim que iniciada, a suíte aparecerá como na tela abaixo.
Na sequência, instale o resto dos programas clicando no botão Options na suíte, depois selecione Install a NewApp (veja abaixo). Busque os subsequentes programas já copiado



em sua área de trabalho (desktop) quando o menu aparecer. Instale os programas. Eles são transferidos para o menu inicial da suíte portátil.
Agora, você está pronto para testar seu PDSS. Não se esqueça de configurar a página inicial de seu browser para o provedor proxy anónimo, para ter total privacidade na internet. Para tudo funcionar, instale o PDSS em um PC qualquer. O pendrive aparecerá, e dentro, um link para a partição secreta. Clique nele e digite sua senha. Selecione o Meu Computador, e a partição secreta agora deve estar visível. Acesse a pasta Program Files e dique no ícone da PortableApps. Pronto, é só usar os aplicativos.

2 comentários:

  1. Seu nome publicou um post sobre.. Título do Post
    Fiz o teste e gostei, só vejo um problema, o Rohos 1.19 em questão é limitado a pendrive de 1G, ele não possibilita você colocar como espaço livre 1 e 7 criptografado, sendo o pendrive de 8G.
    Como resolver?
    Grato, Renaldo

    ResponderExcluir
  2. Rohos Mini 1.5 esta limitado a 2GB. Para fazer a atualizacao, por favor, consulte http://rohos.com/1/products/rohos-mini-drive/upgrade

    ResponderExcluir

Faça seu comentário ou sua pergunta. Quando for possível postarei a resposta.
Obrigado!
Para deixar o link da sua última postagem coloque este código:

<em><strong>Seu nome</strong> publicou um post sobre.. <a href="seu link do último post">Título do Post</a></em>

Ficará assim:
Marcelo publicou um post sobre.. Alguma coisa